Cincia e Tecnologia: Tecpar lana agenda ESG com aes sociais, ambientais e de governana

0
Share

Em linha com o pioneirismo assumido pelo Governo do Paraná em relação à Agenda ESG, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou nesta sexta-feira (19) a sua agenda ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês). O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis.


No caso do Tecpar, além de organizar e fortalecer ações já desenvolvidas pelo instituto, a agenda ESG prevê a implantação de novos projetos relacionados à sustentabilidade.


De modo geral, o conteúdo da agenda ESG é baseado nas metas e objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A empresa realiza um autodiagnóstico para conhecer suas forças e fraquezas e, então, define o que precisa fazer para atender os critérios estabelecidos pela ESG. Em seguida, comunica ao mercado o que se compromete a fazer em torno dessa agenda.


O Paraná foi o primeiro estado a unir a iniciativa privada e o poder público para promover, de forma concreta, a sustentabilidade. No fim de outubro, o Governo do Estado lançou o primeiro comitê público-privado sobre ESG do País, juntando lideranças em prol de ações sobre questões ambientais, sociais e de governança.


Para a Agenda ESG do Tecpar, foram compiladas ações já realizadas pelo instituto nas três áreas, bem como serviços prestados à sociedade e ao mercado para estimular boas práticas ambientais e sociais. A partir desse documento, novas ações serão contempladas.


Para o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a implantação de uma agenda sustentável é fundamental para qualquer organização, seja ela pública ou privada. Segundo ele, a sociedade cada vez mais acompanha os impactos ambientais e sociais gerados pelas empresas e cobra por resultados sustentáveis.


“É uma iniciativa importante, especialmente neste momento em que se discute mudanças necessárias para conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A formalização da agenda é um diferencial competitivo no relacionamento internacional do Tecpar junto a parceiros globais e reforça nossa posição como empresa cidadã”, afirmou Callado.


Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, instituição que realizou a construção do comitê do Governo do Estado, salientou que esse grupo busca desenvolver uma metodologia para ser aplicada no Estado. “É um assunto novo, mas quanto mais nos engajarmos sobre questões ambientais, sociais e de governança, melhor será o legado que entregaremos”, observou.


ODS A Agenda ESG Tecpar está relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). No Paraná, a implementação da Agenda ODS é de responsabilidade do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná (Cedes).


“O lançamento da Agenda ESG no Tecpar é um marco muito importante para o Estado do Paraná e estimula a todos a pensarmos com amplitude a relação das nossas ações com o que vem acontecendo no mundo, unindo lideranças públicas e privadas”, afirmou Keli Guimarães, vice-presidente do Cedes.


O presidente do Conselho de Administração do Tecpar, Haly Abou Chami, disse que a compilação de uma agenda preocupada com práticas de ESG é uma atitude moderna que vem sido adotada mundialmente. “É um pioneirismo do Paraná e de uma de suas empresas públicas com uma agenda que é uma necessidade de mercado e que exige uma mudança na cultura organizacional para implantá-la. O Tecpar tem ações sólidas neste sentido”, destacou.


PRESENÇAS – Participaram do evento de lançamento da Agenda ESG do Tecpar, de forma presencial ou online, Norman de Paula Arruda Filho, presidente do Isae/FGV; o presidente da Sanepar, Claudio Stabile; Juliana Luisa Brandão, diretora do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Paraná (Sindivet-PR); além dos diretores do Tecpar Carlos Pessoa (Tecnologia e Inovação), Iram de Rezende (Indústria da Saúde), Lindolfo Luiz Junior (Novos Negócios e Relações Institucionais) e Adrianne Correia Pereira (Procuradoria Jurídica).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *