CMDCA realiza pré-conferência na zona sul de Londrina nesta quarta-feira (28)

0
Share

Nesta quarta-feira (28), às 9h, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai realizar a quinta pré-conferência para debater os direitos das crianças e adolescentes de Londrina. O encontro será no Colégio Estadual Cívico-Militar Professora Vani Cruz Viessi, localizado na Rua Giuseppe Vittori, 165, no Conjunto São Lourenço, na zona sul. Todos os encontros preparatórios são abertos ao público e não é necessário se inscrever antecipadamente.

O objetivo desta pré-conferência é ouvir as demandas dos menores de 18 anos da zona sul, para saber quais são os desafios a serem enfrentados e as vulnerabilidades encontradas neste período de pós-pandemia. A ideia é ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, de maneira que haja cada vez mais participação da sociedade na execução, gestão e controle social das políticas públicas. Por isso, além dos debates, serão escolhidos os delegados e delegadas que vão representar cada território na conferência municipal.

Alunos e a comunidade reunidos na Escola Municipal Luiz Marques Castelo para dinâmica do CMDCA. Foto: Ruth Piveta/CMDCA

Para tornar os debates mais efetivos, o conselho está escutando os jovens e as crianças através de encontros nos territórios utilizando diversas metodologias diferentes, como desenhos, produção de cartazes, rodas de conversa e transmissão de vídeos educativos. No último encontro, foi possível reunir cerca de 80 pessoas, do Patrimônio Regina e Espírito Santo (ambos na zona rural de Londrina). Na ocasião, os moradores e as crianças puderam deixar suas contribuições e opiniões durante o encontro que aconteceu na Escola Municipal Luiz Marques Castelo, na sexta à tarde.

Segundo a presidente do CMDCA, Magali Batista de Almeida, a participação da comunidade é importante, porque traz as questões do dia a dia da população. “A comunidade é quem enxerga mais de perto a realidade, por isso é tão importante que ela participe das pré-conferências e da conferência, pois nestes encontros vemos quais são as principais demandas que devem ser encaminhadas para o Governo Federal”, explicou a presidente do conselho.

Outras pré-conferências – Nesta semana, também haverá mais dois encontros preparatórios. Eles acontecerão na quinta-feira (29), às 9h30, no Colégio Estadual do Distrito de Guaravera, que fica na Rua Pernambuco (zona leste) e, às 14h, na sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), que fica Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves (zona leste).

Já foram realizadas pré-conferências nos dias 13,14, 21 e 23, na zona Oeste, Norte A, Sul A e Distrito de Maravilha; e no Patrimônio Regina e Espírito Santo (zona rural), respectivamente. Ainda vão acontecer mais seis, além das citadas, que serão nos dias 6, 11, 14, 19, 20 e 24 de outubro para contemplar as regiões do Assentamento Eli Vive (rural); do Centro; da terra Indígena; de Lerroville; do Norte B e da Warta; para os trabalhadores; e da zona rural incluindo os Distritos de Paiquere, Irerê, Guairacá e Selva.

Cronograma das Pré-conferências

Sobre a conferência – Nos dias 9 e 10 de novembro, das 8h às 18h, acontecerá a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Associação da Guarda Mirim de Londrina, localizada na Rua Orestes Medeiros Pulim, 94, no bairro Aeroporto.

O tema central deste ano será “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Entre os eixos de debates estão a promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; o enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; a ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos; a participação da sociedade e a garantia de recursos para as políticas públicas voltadas a este público durante e após a pandemia.

O edital de chamamento para a Conferência está publicado no Jornal Oficial do Município nº 4734, disponível aqui. A última conferência foi realizada em 2018. Nos anos seguintes, não aconteceram encontros devido à pandemia do Coronavírus, que impossibilitou eventos com aglomeração.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *