Com atletas de Londrina, seleção brasileira conquista o Pan-Americano de Karatê

0
Share

Dois atletas londrinenses foram campeões com o Brasil do Campeonato Pan-Americano de Karatê Sênior 2021, disputado em Punta del Este, no Uruguai. Vinicius Figueira e Arthur Menezes integraram o plantel da seleção brasileira que conquistou o primeiro lugar geral na competição, realizada entre os dias 18 e 24 de outubro.

Os caratecas são patrocinados pela Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), gerido pela Fundação de Esportes (FEL). Além deles, Marcelo Oguido, presidente da FEL, compôs a comissão técnica e atuou como treinador da delegação brasileira.

Foto: FEL / Divulgação

O Brasil fechou o campeonato com 15 medalhas ao todo, sendo cinco de ouro, sete de prata e três de bronze. Um dos destaques foi Vinicius Figueira, que faturou a medalha de ouro na categoria Kumitê masculino – 67 kg – individual, e ainda ganhou mais um ouro como titular por equipe. Na final individual, ele venceu o atleta chileno Camilo Velozo.

Arthur Menezes também representou as cores do Brasil, disputando o torneio no kumitê individual (75 kg), mas não conseguiu medalhas.

Foto: FEL / Divulgação

O técnico da seleção principal e presidente da FEL, Marcelo Oguido, celebrou o título do Pan-Americano e destacou o empenho dos atletas. “O resultado foi muito positivo e estamos muito felizes pela conquista desta que é uma das competições mais importantes da elite do karatê. O Brasil se preparou muito para brigar pelo título e, felizmente, ele veio, junto com um ótimo rendimento. O Vinicius era um dos favoritos da seleção e conseguiu os ouros com um desempenho excelente. Ele já havia conquistado o bronze do Pan anteriormente. E o Arthur também representou o país, participou do torneio e vem seguindo uma ótima trajetória recente, tendo sido medalha de prata no último Campeonato Brasileiro”, comemorou.

Oguido destacou que os dois atletas foram formados em Londrina, tendo sua trajetória iniciada na cidade ainda crianças, contando com incentivo do FEIPE em diferentes oportunidades ao longo dos anos. “Nos dá muito orgulho ver toda a evolução desses atletas, criados no karatê de Londrina, que hoje estão conquistando títulos e medalhas, representando tão bem nossa cidade e o Brasil. O patrocínio da Prefeitura, via FEIPE, para a modalidade foi muito importante no caminho deles até aqui, e continua sendo. Tudo isso ajuda a valorizar e fortalecer o karatê e o esporte local”, concluiu.

Após o Pan-Americano 2021, Vinicius Figueira se prepara para o Campeonato Mundial Sênior a ser realizado em Dubai, de 16 a 21 de novembro. Em setembro, ele venceu a Premier League Karate 1, em Cairo, no Egito. Atualmente, ele é vice-campeão mundial.

Para o Mundial, a equipe brasileira se reunirá a partir do dia 3 de novembro no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), em Caucaia (CE). Lá, haverá atividades até o dia 10, quando os atletas embarcarão rumo a Dubai.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *