Compaz promove Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil

0
Share

Nesta quinta-feira (7), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) participa do 8º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil. A atividade, organizada pelo Movimento Londrina Pazeando, será realizada das 8h às 12h na Avenida Saul Elkind, 1.348, em frente à loja do Móveis Brasília.

Foto: Arquivo Compaz / divulgação

Na ocasião, haverá a destruição de armas de brinquedos, arrecadadas ao longo dos últimos meses por entidades parceiras do Londrina Pazeando, como o SESC. Esse ato terá participação de representantes do Exército Brasileiro e da 4° Cia da Polícia Militar, e está programado para ocorrer às 10h. E os resíduos serão encaminhados para reciclagem.

Além dos brinquedos já arrecadados, os voluntários vão receber mais armas de brinquedo durante o evento, para que sejam destruídos. As doações serão convertidas, com entrega do Jogo Trilha da Paz, desenvolvido pelo Londrina Pazeando, para cada arma de brinquedo que for destinada à destruição.

Animando o evento, estará a Família Dinossauro, atração do Tio Paulão Festas & Eventos. Parceiro do Londrina Pazeando há vários anos, o animador levará a trupe de dinossauros para a destruição das armas de brinquedo, interagindo com as crianças e adolescentes que comparecerem.

Compaz / Divulgação

Segundo o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, várias autoridades foram chamadas para participar do Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil. O principal objetivo é conscientizar a sociedade sobre o quão desnecessárias as armas de brinquedo são e como elas naturalizam a violência, repercutindo na formação desta criança.

“Brincar com uma arma é uma forma de estímulo, e ao presentear com esse tipo de brinquedo mensagem você transmite essa mensagem, naturalizando o convívio com armas. É possível oferecer outros brinquedos que resultem em outros impactos, inclusive por isso fazemos sempre próximo ao Dia da Criança. Arma não combina com paz, e nosso trabalho é para que a sociedade entenda que precisamos superar nossos conflitos e divergências sem o uso da violência”, detalhou Galhardi.

Em Londrina, a lei municipal n° 9.188, de 3 de outubro de 2003, proíbe a comercialização de armas de brinquedo na cidade. Anualmente, o Compaz e o Londrina Pazeando visitam estabelecimentos comerciais e aqueles que atendem a legislação são condecorados com o Selo da Campanha Municipal “Arma não é brinquedo – dê abraços!”.

A solenidade anual não foi realizada em 2020 por conta da pandemia, mas a estimativa é que este ano ocorra no mês de novembro.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, pelo (43) 99996-1283.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *