Confira as próximas atrações da Agenda Virada Cultural

0
Share

Repleta de atividades e conteúdos virtuais, a Virada Cultural traz mais uma programação com atrações para todas as idades. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), responsável pela organização, informa a agenda atualizada, exclusivamente on-line, composta por espetáculos teatrais, apresentações, contação de história, cursos, grupo de leitura e exposição, entre outras ações. A lista completa pode ser acessada pelo endereço https://portal.londrina.pr.gov.br/agenda-cultural .

Por meio das atividades divulgadas pela Virada Cultural, o público londrinense, e de qualquer parte do mundo, conta com diferentes opções de lazer, entretenimento e diversão durante o período de pandemia da Covid-19. A agenda é construída e disponibilizada a partir de artistas, grupos e instituições locais que trabalham com a cultura.

As atrações indicadas são ofertadas com base nos eventos cadastrados na plataforma Londrina Cultura, sendo resultado de pesquisas em diversos canais, ofertando diversas linguagens artísticas e culturais. Há atividades especialmente voltadas para o público infantil, que ficam devidamente sinalizadas na programação.

Teatro – Nesta quinta-feira (10), às 19h, o projeto Ocupação Usina Cultural transmite, ao vivo, o espetáculo “Nada mais seria como antes”, apresentado pela Estranha Companhia de Dança-Teatro, de Londrina. Protagonizada pelo ator e bailarino Gabriel Paleari, a peça mescla dança e teatro e aborda questões como o amadurecimento do corpo, dos gestos e de si próprio, trazendo uma linguagem que explora a dança pessoal e intensa, em uma realidade bifurcada entre abstração e ações. A transmissão pode ser assistida pelo canal do Usina Cultural no YouTube.

Imagem: Divulgação

No sábado (12), a Palhaça Frida apresenta o espetáculo “Ao Ponto”, também ao vivo, e dentro da programação do festival on-line Ocupação Usina Cultural. O espetáculo mostra a personagem Frida, que vem de uma família de gerações de cozinheiros, mas os esportes fazem o coração dessa palhaça bater mais forte. Assim, mesmo cozinhando, ela brinca de ser aquilo que quer ser, e se desdobra para fazer uma receita e cumprir com a tradição. A peça on-line pode ser conferida no endereço https://www.youtube.com/watch?v=qP_lLhz–I8

Tanto a Vila Usina Cultural, como o projeto Ocupação Usina Cultural, recebem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Até o dia 18 de junho, ficará disponível ao público a temporada on-line do espetáculo “Vozes Anoitecidas”, criado a partir do conto “A Última Chuva do Prisioneiro”, do escritor moçambicano Mia Couto. Desenvolvido pelo Grupo Caos e Acaso de Teatro e Fábrica de Teatro do Oprimido – FTO, o espetáculo narra a trajetória de dois jovens em meio a uma guerra civil. Ambos partem de suas aldeias em jornadas, buscando, cada qual a sua maneira, fugir dos conflitos e reconquistar suas humanidades. Assista clicando aqui.

Exposição “Obras do Jardim” – Em comemoração ao aniversário de 28 anos do Museu de Arte de Londrina, a Secretaria Municipal de Cultura continua apresentando a Exposição Virtual “Obras do Jardim”, com cinco esculturas compostas pelos artistas Caciporé Torres, Sérvulo Esmeraldo, Cleber Machado, Zanzal Mattar e Vanda Pepiliasco. Todas as obras integram o acervo do Museu de Arte de Londrina. A exposição foi aberta em maio e fica disponível até 31 de dezembro de 2021. Acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=gu-7DLlrI14

Artes circenses – A Vila Cultural Barracão Tangará, junto com a equipe gestora Tangará Produções, disponibiliza pequenos vídeos com dicas e técnicas sobre as artes circenses. Para conferir, acesse o Instagram do Barracão Tangará.

Sarau do conto surreal – Todas as terças e quintas-feiras, o público pode conferir o podcast Contos Absurdos, Abstratos e Surreais, que apresenta histórias inimagináveis. Na próxima semana, confira o conto inédito “A Evolução Humana”, escrito por Lucy Dinknesh, com edição e apresentação do Bacharel em Artes Cênicas pela UEL, Lucas Turino.

Infantil – Direcionadas às crianças, as histórias da Vovó Fofuxa são presença constante na programação da Virada Cultural. Quem interpreta a personagem é Eloiza Torres, professora, artista e contadora de histórias, que narra contos, receitas e brincadeiras de forma lúdica. Nesta semana, confira o vídeo inédito: “Vovó Fofuxa participa do sarau do fã club Roupa Nova, contando a história da banda”. Clique aqui para ver.





com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *