Conselho de Transparência e Controle Social realiza reunião na próxima segunda-feira

0
Share

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina vai realizar na próxima segunda-feira (4), as 19h, uma reunião ordinária. Devido à pandemia, o encontro será pela internet, por meio de uma conferência on-line, cujo link é https://webconf.londrina.pr.gov.br/b/fra-rzz-h3v.

O objetivo da reunião é debater assuntos referentes à administração pública como, por exemplo, projetos que utilizam a inteligência artificial para ajudar no controle social, a realização de encontros para apresentar a prestação de contas das atividades realizados pelos conselhos e projetos de lei como o nº 133/2021, que institui a Política de Governança e Compliance no âmbito da administração pública do Município de
Londrina.

Atualmente, a Prefeitura de Londrina já conta com a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Controladoria-Geral do Município, por meio da Portaria CGM-GAB nº 22, de 15 de dezembro de 2020. Nela estão previstos os princípios de integridade, confiabilidade, melhoria regulatória, transparência, equidade e participação e a prestação de contas. Por governança pública entende-se o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle voltadas para avaliar, direcionar e monitorar a gestão pública, de modo que ela preste sempre serviços de interesse social.

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina foi criado pela Municipal nº 11.777/2012. Ele é um órgão colegiado, permanente e autônomo, de caráter consultivo, deliberativo, avaliador e fiscalizador da Política Municipal de Transparência e Controle Social. Por isso, cabe aos membros do conselho elaborar as políticas públicas de promoção da transparência e controle social na administração e gestão pública, pensando em melhorar a eficiência administrativa.

O objetivo do conselho é zelar pela garantia de acesso público aos dados e informações que são de interesse público e que podem ser divulgadas sem incorrer em crime tipificado na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Hoje, o conselho conta com 18 membros, eleitos a cada dois anos. A população pode acompanhar o trabalho dos participantes por meio do Facebook do órgão (clique aqui) e no site da Prefeitura de Londrina, no link: https://www.londrina.pr.gov.br/conferencias-cons-transparencia.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *