Cultura: Canal do MON no YouTube traz documentrio sobre a arquitetura paranaense

0
Share

O documentário “Concurso como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”, integrante da exposição de mesmo nome em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até o dia 12 de dezembro, será disponibilizado no canal do Museu no YouTube a partir desta quinta-feira (07).


O filme com roteiro, direção e produção dos arquitetos Isabela Maria Fiori e Luiz Gustavo Singeski, em coautoria com Felipe Santos Gomes, expõe um amplo panorama da participação e premiações de equipes do Paraná em concursos de arquitetura.


O documentário traz depoimentos, projetos e obras de alguns dos personagens mais importantes da arquitetura e do urbanismo locais, como Jaime Lerner, José Sanchotene, Luiz Forte Netto, Manoel Coelho, Dilva e Orlando Busarello, Leonardo e Raquel Oba, além da nova geração, como os arquitetos do Estúdio 41, autores da Estação Antártica Comandante Ferraz, e a arquiteta Mariana Gusmão.


Conta, também, com análises teóricas da curadora da exposição, Elisabete França, e dos pesquisadores Key Imaguire Junior, Paulo Pacheco, Thais Saboia e Fábio Domingos Batista.


A obra resgata não só a memória e os desafios encarados por arquitetos e arquitetas paranaenses que se destacaram – e ainda se destacam – no cenário nacional, mas também as soluções por eles propostas que foram premiadas em competições de arquitetura.


O documentário também coloca em perspectiva o saber arquitetônico e a prática adotada por diversas gerações conectadas pelo meio acadêmico, desvelando uma peculiar inquietação arquitetônica e excelência de projetos que fizeram com que o Paraná se tornasse, desde a década de 1960, o berço de grandes vencedores desses concursos.


MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.


O acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.


Serviço


Documentário “Concursos como Prática: A Presença da Arquitetura Paranaense”


Disponível no canal do MON no YouTube, a partir desta quinta-feira (07)


Exposição em cartaz na Sala 1.


Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h


Museu Oscar Niemeyer


Rua Marechal Hermes, 999


www.museuoscarniemeyer.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *