Energia: Compagas supera marca de 50 mil unidades residenciais atendidas com gs natural no Paran

0
Share

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) ultrapassou a marca de 50 mil clientes residenciais que utilizam o gás natural canalizado no Paraná. Ao todo, são 50.080 unidades que consomem o combustível diariamente, em um total de 1.099 prédios localizados nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Araucária.


Para o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Junior, o resultado é fruto do amplo trabalho que a empresa vem desenvolvendo para conquistar cada vez mais clientes nas regiões em que já atua. “É com satisfação que informamos mais um resultado expressivo da Companhia neste ano. Se considerarmos que em cada residência há, em média, três moradores, podemos afirmar que mais de 150 mil paranaenses contam com a praticidade, comodidade e segurança que o uso do gás natural oferece”, diz Lamastra.


Desde o início do ano, o segmento já acumula uma alta de 3%, considerando a ligação de 1.539 novas unidades. O residencial é o maior mercado da Companhia, representando 98% da sua base de clientes. “São usuários que utilizam o gás canalizado de diversas formas, desde para aquecimento de água no chuveiro, como também nos fornos, fogões, churrasqueiras, lareiras, e até em sistemas de aquecimento de pisos e secadoras de roupas”, comenta o gerente comercial da Compagas, Mauro Melara.


O volume comercializado para o segmento residencial também é maior em 2021. De janeiro a outubro, a Compagas distribuiu, na média, 34,4 mil metros cúbicos por dia, contra os 32 mil metros cúbicos diários fornecidos no ano de 2020. O crescimento no consumo de mais de 7% é decorrente do aumento do número de unidades e das vantagens competitivas que impulsionam o desenvolvimento deste mercado.


VANTAGENS – Por ser canalizado e fornecido de forma contínua, o gás natural dispensa a necessidade de acumular combustível em tanques ou cilindros, otimizando espaço nos condomínios. O fornecimento contínuo também garante mais praticidade. Soma-se a essas vantagens a redução no fluxo de caminhões de abastecimento que atrapalham o trânsito, comerciantes e moradores.


A redução na emissão de poluentes, se comparado a outros combustíveis fósseis, e a segurança que o insumo oferece – mais leve que o ar e de fácil dispersão na atmosfera, o que reduz os riscos de acidentes – são outros elementos que colocam o gás natural em vantagem competitiva frente a outros combustíveis.


COMPAGAS — Empresa de economia mista, tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural canalizado aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).


Atualmente, a Compagas conta com quase 51 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 16 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Carambeí, Castro e Arapoti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *