Ensino Superior: Projeto da UENP auxilia micro e pequenas empresas da regio Norte a se consolidar no mercado

0
Share

Com o objetivo de auxiliar empreendedores da região de Cornélio Procópio, no Norte, o Programa Apoio Jurídico e Desenvolvimento Empresarial (Ajude) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), atende a micro e pequenas empresas e trabalhadores informais que almejam empreender, mas possuem dificuldades na gestão empresarial.


Criado em 2016 por professores dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e Administração, o projeto de extensão assessora e presta consultoria em análises financeiras, balanço econômico, projetos, planejamento e monitoramento de empresas, volume de investimentos e estudos de retorno de capital, além de estudos de viabilidade econômica, administração e controle de bens físicos e jurídicos.


“Por meio de minicursos e de consultorias, as empresas e os microempreendedores atendidos pelo Ajude podem ter um melhor resultado nos negócios e, com isso, há grande possibilidade de que eles prosperem. É possível gerar riqueza para a economia local”, diz o coordenador do projeto e professor da UENP, Fernando Antônio Sorgi.


Desde sua implantação, segundo o coordenador, o programa já atendeu, entre pessoas física e jurídica, cerca de 150 empreendedores da região de Cornélio Procópio.


Os docentes ministram minicursos na área de gestão empresarial, economia doméstica e finanças pessoais para a comunidade de Cornélio Procópio e dos municípios de sua abrangência como Santa Mariana, Assaí, Uraí, Bandeirantes e Congonhinhas.


O professor afirma que, mesmo durante a pandemia, o atendimento à comunidade continuou. “Importante ressaltar que, apesar das dificuldades relacionadas à crise sanitária, atendemos 14 empreendedores na área de gestão, realizamos três minicursos e treinamentos para os estagiários do câmpus de Cornélio Procópio, sendo eles: Excelência no Atendimento, Finanças Pessoais e Empreendedorismo”, destaca.


PARCERIA – O Ajude conta com a parceria do Sicredi (Cooperativa de Crédito do Paranapanema). O programa deverá atender aos clientes da instituição financeira. “Para o Sicredi, é muito gratificante poder fazer parte de um projeto como este, ainda mais com um parceiro de tanta grandiosidade como a UENP”, afirma o gerente da cooperativa, Nelson Luiz Mossato Cobianchi.


“A nossa missão como instituição financeira vai muito ao encontro daquilo que este projeto realiza, principalmente no que diz respeito à oferta de soluções financeiras para agregar renda e melhorar a qualidade de vida dos associados”, acrescenta Mossato.


A cooperativa de crédito fornece duas bolsas para alunos da UENP vinculados ao programa. Uma das alunas é a Larissa Christina de Moraes, acadêmica do curso de Administração da UENP. Ela destaca a importância do programa para a consolidação das empresas.


“Com o Ajude, auxiliamos empreendedores a se consolidarem no mercado, além dos pequenos produtores rurais, oferecendo consultoria financeira e apoio jurídico para que eles possam estruturar o seu negócio”, afirma.


CONTATO – Os interessados em solicitar atendimento do programa podem entrar em contato por meio do telefone (43) 3904-1922. A equipe é formada pelo coordenador, Fernando Sorgi; pelos professores dos cursos de Administração, Lincoln Tutida, Denny Amari e Letícia Negreiros; pelo professor do curso de Ciências Contábeis, Mauro Norberto; pelo professor do curso de Letras Thiago Valente; pela professora do curso de Direito Ana Luiza Pulcinelli; além dos alunos bolsistas Giovana Calixto Liberman, Victor Cruz Gomes e Larissa Christina de Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *