Entidades pedem esclarecimentos sobre aeroporto e campus do IFPR – Tiago Amaral

0
Share

24/9/2021

Matéria publicado no site da SRP

Representantes de entidades de classe de Londrina se reuniram na manhã desta sexta-feira (24) com autoridades municipais, estaduais e federais, para discutir dois pontos que consideram de grande importância para o desenvolvimento da região: modernização do aeroporto e a instalação de uma reitoria na unidade do Instituto Federal do Paraná (IFPR) na cidade.

A reunião foi no gabinete do prefeito Marcelo Belinati e contou com a participação, entre outros, de Belinati, da deputada federal Luisa Canziani, do deputado federal Diego Garcia, do deputado estadual Tiago Amaral, secretários municipais e vereadores.

Em relação ao aeroporto, as entidades presentes consideram que no edital de concessão não está claro, se as obras de ampliação da pista serão ou não executadas pela vencedora CCR.

Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antonio Sampaio, essa questão é de extrema importância para a cidade. “O Município tinha um acordo com a Infraero e já havia feito vários investimentos, inclusive com a desapropriação de terrenos, para essa finalidade. E no edital de concessão atual não está claro se esse compromisso será honrado na assinatura de um contrato”, informa Sampaio. A desapropriação de 107 terrenos em torno do aeroporto foi necessária para viabilizar as obras de melhorias no aeroporto.

Sampaio destacou ainda que a modernização do aeroporto de Londrina é uma peça importante para o desenvolvimento da região.

As entidades também querem que as autoridades se mobilizem para a instalação de uma reitoria regional no campus do IFPR em Londrina.

Ao final da reunião, houve consenso de que uma comitiva de autoridades e representantes de entidades de classe irá a Brasília. O objetivo é agendar audiências com os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Educação, Milton Ribeiro para aprofundarem as discussões. A data da viagem será definida de acordo com as agendas dos ministros.

Além da SRP, participaram da reunião a ACIL, Sincoval, Sebrae,  Ceal, Fenabrave,  Aepic,  entre outras entidades e o arquiteto, professor da UEL, André Silvestre.





com informações da Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *