Estudantes de Comunicação são finalistas em 19 categorias do Expocom Sul 2023

A UEL é a quinta melhor entre 29 universidades e faculdades de toda a região Sul em número de trabalhos finalistas no Expocom Sul, uma das premiações mais prestigiadas da área de Comunicação, com produções de universidades públicas e privadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A premiação reúne diversas vertentes práticas da Comunicação. Nas categorias de “Jornalismo” e “Rádio, TV e internet” a UEL está entre as três com mais finalistas.
Pelo segundo ano consecutivo, o coordenador da UEL nas indicações ao Expocom foi o professor do Departamento de Comunicação (Ceca) Heron Heloy, do curso de Jornalismo, que destaca a importância das premiações na vida dos alunos e alunas. “Ano passado tivemos nove finalistas na etapa regional e isso serviu para mostrar aos estudantes que os trabalhos deles têm muito potencial em nível regional e nacional. O resultado disso foi que neste ano mais que dobramos o número de finalistas, passando de nove para dezenove. É nosso melhor resultado nos últimos 10 anos”, pontua Heloy. Além dos nove finalistas em 2022, a UEL também foi campeã regional e nacional em três categorias.
O professor também destaca o desempenho da UEL no comparativo com outras universidades. “De 29 universidades com trabalhos finalistas, ficamos em quinto, atrás apenas de instituições federais, uma particular de porte nacional e a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), que neste ano sedia o evento. Muitas dessas universidades possuem cursos que nós não temos, como Publicidade e Propaganda, então, automaticamente temos menos categorias disponíveis para concorrer. Isso prova que foi um resultado muito significativo de nossos estudantes, fruto de muito trabalho e empenho deles”.

Determinação que garantiu para Valentina Sieplin, estudante do segundo ano noturno de Jornalismo, a participação como finalista em três categorias: Produção laboratorial em Radiojornalismo; Produção em Fotojornalismo e Reportagem em Telejornalismo. “Produzir esses trabalhos foi muito enriquecedor. O Expresso Sonoro, por exemplo, projeto finalista em radiojornalismo, foi desenvolvido para entendermos melhor a rotatividade em todas as funções dentro do jornalismo, então pude melhorar minhas habilidades de escrita, edição de áudio, produção de pauta, entrevistas e até mesmo fotos.” Agora, a estudante aguarda a viagem para Guarapuava. “Estou muito ansiosa para a premiação, a UEL teve uma grande quantidade de finalistas e poder fazer parte desse time para representar a Universidade é uma oportunidade incrível”, avaliou a estudante.
E a empolgação não é só de quem vai pela primeira vez. O estudante Fernando Baricati, do quarto ano noturno de Jornalismo, foi campeão regional e nacional no ano passado e adquiriu gosto pelos congressos. Este ano ele é finalista em quatro categorias: Revista-laboratório, Reportagem em vídeo/telejornalismo, Produção multimídia e Programa laboratorial de TV. “Cada trabalho foi uma experiência única, aprendizados diferentes. Ter sido campeão ano passado me animou bastante para a edição deste ano. Não foi apenas a premiação, mas sim a experiência de ter viajado pelo Brasil para disputar um prêmio. Em 2022 a edição nacional foi em João Pessoa, na Paraíba, e o aprendizado que a gente tem em visitar regiões do Brasil com culturas diferentes da nossa, é muito grande”, falou Baricati.
Expocom e Intercom Sul 2023
O congresso regional será realizado entre os dias 8 e 10 de junho, em Guarapuava, Paraná. Os estudantes que vencerem a etapa regional estarão classificados para a nacional, que este ano será em Belo Horizonte, Minas Gerais, no mês de setembro.
*Heron Heloy é professor do curso de Jornalismo da UEL.
com informações de O Perobal, o jornal online da UEL