03/02/2023

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Brasil Justiça

Fachin é a favor de criminalizar homofobia e defende aplicar Lei de Racismo

Fachin é a favor de criminalizar homofobia e defende aplicar Lei de Racismo

 

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin defendeu hoje que a homofobia seja tratada como crime e afirmou que o Congresso Nacional foi omisso ao não criar lei sobre o tema. Informações são da Uol.

Assim como o ministro Celso de Mello, primeiro a votar no julgamento, Fachin defendeu que seja aplicada a Lei de Racismo para punir crimes de homofobia até que o Congresso edite uma lei específica.

As ações em julgamento, um Mandado de Injunção e uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão, pedem que se reconheça a obrigação do Congresso de Legislar sobre homofobia e que os atos de preconceito contra a população LGBT sejam punidos como crime.

“Conheço da ação do mandando de injunção e, vencido esta etapa, examino o mérito assentando desde logo que entendo procedente integralmente o presente mandato de injunção, pois o direito constante do inciso 41 do artigo 5º da Constituição efetivamente contém um mandado de criminalização contra a discriminação homofóbica e transfóbica”,
disse Fachin.

O dispositivo da Constituição citado por Fachin diz que: “a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais”.

Para o ministro, esse trecho da Constituição representa uma ordem para que o Congresso crie uma lei tratando como crime atos de preconceito contra a população LGBT.

Fachin, segundo ministro a votar, é relator de um dos processos sobre o tema.

Na quarta-feira (20), Celso de Mello, relator da outra ação, concluiu seu voto, defendendo que o Congresso Nacional deve legislar sobre o tema e que seja aplicada a Lei de Racismo aos casos de homofobia.

Depois de Fachin, votam os outros nove ministros do Supremo. O julgamento do tema, iniciado na última quarta-feira (13), já dura quatro sessões.

link da matéria
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/02/21/fachin-e-a-favor-de-criminalizar-homofobia-e-defende-aplicar-lei-de-racismo.htm

About Author

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *