Feira de Negócios para Condomínios de Londrina e região debate violência doméstica

0
Share

Foi realizada, no último fim de semana, a 2ª edição do Expocond: Feira de negócios para condomínios de Londrina e região. A feira aconteceu no Shopping Aurora, na região da Gleba Palhano, e contou com a presença do prefeito Marcelo Belinati, da secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e da juíza da 6ª Vara Criminal, Zilda Romero, além de reunir especialistas em assuntos condominiais.

Durante a sua visita, no sábado a tarde, o prefeito Marcelo Belinati comentou sobre trabalho da Prefeitura em relação à construção civil, setor que impacta diretamente na área de quem trabalha com condomínios. “Na Prefeitura tem, de projetos protocolados por empresas da área de construção civil, mais de 5 bilhões de reais em investimentos. O que significa isso? Vão construir prédio, vão construir condomínio horizontal… Nós montamos uma força-tarefa. Contratamos 40 engenheiros pra gente agilizar os procedimentos, porque isso vai gerar emprego, vai gerar renda, movimentar economia e vender material de construção. O produto que vocês estão apresentando aqui vai ter mais cliente pra fornecer. Então parabéns a vocês, viva Londrina”, disse o prefeito aos expositores.

A feira contou com mais de 50 estandes e o ciclo de oito palestras aconteceu entre as 16h de sexta-feira (19) e as 16h de sábado (20), apresentando temas relacionados à gestão condominial. Entre eles, foi apresentado o tema “Violência Doméstica dentro dos Condomínios”, em palestra realizada pela secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Hiroe Doy Fernandes, e pela juíza Zilda Romero, titular da 6ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Londrina, mais conhecida como Vara Maria da Penha.

A secretária destacou a relevância da presença da juíza na palestra. “Recebendo o convite para a participação, eu estendi esse convite à dra. Zilda Romero, que é juíza titular da vara do juizado especializado em violência doméstica, também para que tivessem o olhar da juíza a respeito dessa importância de os condomínios estarem atentos e nos ajudarem nesse enfrentamento à violência”, observou.

A relação entre a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMRM) e questões condominiais se dá pela Lei Estadual n° 20.145/2020, que obriga tanto os condomínios comerciais quanto os residenciais a denunciarem os casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescente ou idosos.

Fernandes também comentou sobre a oportunidade que a secretaria recebeu de divulgar seu trabalho, como o App 153 da Guarda Municipal. O aplicativo permite às mulheres protegidas pela Lei Maria da Penha solicitarem o apoio da Guarda Municipal em momentos de risco. “Foi uma participação extremamente importante, porque levou os serviços da Secretaria da Mulher para uma exposição com inúmeros participantes, e também porque nós pudemos, em nosso estande, divulgar o App 153 da Guarda Municipal a todo momento, por meio de um vídeo”, comentou a secretária.

Ronaldo Zandomenighi é síndico profissional e diretor comercial da Exclusiva Condomínios, empresa londrinense com foco em administração de condomínios. Participou da organização da feira e informou que compareceram ao evento aproximadamente 500 representantes de condomínios, entre zeladores, síndicos, gerentes e administradores. Zandomenighi destacou o impacto da exposição para os síndicos de Londrina. “A exposição proporciona esse bem estar do sindico. O sindico é, na verdade, o prefeito de um condomínio, então tem uma serie de obrigações. A pandemia trouxe muito trabalho. Pode, não pode, etc. Aqui a gente fez um coquetel pra eles. Se sentiram valorizados, se sentiram importantes”.

O organizador do evento também comentou sobre as empresas que expuseram seus trabalhos na feira. “Tivemos mais de 50 expositores, que são empresas que prestam serviços para condomínios. Já estou tendo feedback de expositores, dizendo o quanto foi bom. Já me ligaram dizendo que fecharam negócios ali mesmo”.

Texto: Samir Kadri, com supervisão dos jornalistas do núcleo de comunicação da Prefeitura Municipal de Londrina



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *