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Cotidiano

Fórum debate creditação da Extensão com comunidade universitária 

Fórum debate creditação da Extensão com comunidade universitária 

A partir de 2024, estudantes de graduação das universidades públicas e privadas de todo o País passarão a ser avaliados, também, pelo seu desempenho e participação em projetos realizados do lado de fora das instituições. As atividades extensionistas passarão a compor 10% da carga horária curricular dos cursos. Visando aproximar a comunidade universitária e acolhendo a uma série de questionamentos sobre como ocorrerá a curricularização da Extensão, a UEL realizou, na tarde desta quinta-feira (16), a primeira edição do Fórum Permanente de Acompanhamento, Discussão e Avaliação da Creditação da Extensão (1º AEX UEL).

O evento foi realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e contou com mais de 200 participantes, em grande parte docentes da Universidade. Em sua fala de abertura, a reitora, Marta Favaro, lembrou que as diretrizes para a curricularização da Extensão na UEL vêm sendo construídas por diversos setores, a partir das discussões iniciadas na gestão anterior. Para ela, o modelo de creditação das atividades que será implementado é consistente e condiz com aquilo que a universidade entende por Extensão.

Desafios 

A reitora também destacou que a proposta de curricularização representa uma grande oportunidade para UEL atender a demandas da sociedade, ao mesmo tempo em que promove uma formação ainda mais qualificada dos seus estudantes, sem deixar de apontar os grandes desafios trazidos com a mudança. Dentre eles, o tempo de dedicação dos docentes coordenadores das AEX (Atividades Extensionistas), as estratégias de aproximação com as comunidades e os mecanismos de registro e avaliação das atividades, elencou a reitora.

“Estamos entusiasmados, mas temos, também, muito presente o desafio que é instalar a creditação da Extensão. No entanto, se fizermos isso juntos, na perspectiva de diagnóstico da avaliação sobre o que dá certo e o que não funciona muito bem e precisa ser revisto, nós podemos melhorar. Temos que trabalhar juntos na identificação das nossas possibilidades e dos nossos limites. E é isso que estamos fazendo aqui”, disse. 

Veja as fotos do evento abaixo:

Regulamentação

A curricularização da Extensão atende à resolução 07/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que considera que as atividades extensionistas podem ser colocadas em prática nas modalidades: programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços. 

Na UEL, relembrou a pró-reitora de Graduação (Prograd), Ana Márcia Tucci de Carvalho, as discussões sobre a creditação da Extensão culminaram na resolução Cepe/CA nº 039/2021. Já em 2022, as discussões avançaram ainda mais com a publicação da resolução Cepe nº 096/2022, que regula a atuação do coordenador das Atividades Acadêmicas de Extensão.  

É no sentido de atender às demandas da sociedade que caminha o conceito de Extensão adotado na UEL, destacou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), Zilda Andrade. Em sua fala, ela foi categórica ao explicar que as atividades deverão ser realizadas com as comunidades externas, promovendo a interação transformadora entre a instituição e outros setores da sociedade. Além disso, deverão ter como base os valores democráticos, de equidade e de desenvolvimento da sociedade nas dimensões humanas, ética, ambiental, econômica, cultural e social. “A Extensão não é para, é com a sociedade. É tratar com a sociedade suas próprias demandas”, destacou. 

AEX 

Outro esclarecimento importante foi quanto ao papel a ser desempenhado pelos coordenadores das Atividades Extensionistas (AEX). Conforme Ana Márcia, caberá aos docentes coordenar o planejamento, organizar e acompanhar as AEX nos cursos de graduação, orientar estudantes e atuar ao lado dos coordenadores dos colegiados. “Será um braço direito dos coordenadores dos colegiados”, resumiu. A pró-reitora de Graduação também explicou qual será o papel dos coordenadores das Comissões de Extensão: serão responsáveis por avaliar os projetos e os relatórios finais apresentados. 

Em outro momento do Fórum, os coordenadores do evento explicaram quais foram as definições sobre como deverão ser adotadas as AEX pelos colegiados, podendo ser divididas entre indicadas (possuem relação com o perfil do curso) e livres. 

Diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Proex, o professor Paulo Liboni explicou que o percentual de atividades livres e indicadas deverá ser definido no Projeto Pedagógico de cada curso, um processo que está bastante avançado na UEL. “Cada curso decide o seu, porém observando o que determina a universidade: no mínimo 20% para livres e 40% para indicadas”, ponderou.

Sistemas 

Na ocasião, Liboni também apresentou o sistema que será utilizado pelos docentes e alunos para a gestão da Creditação das AEX. Composto por diversos módulos, o sistema foi desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) da UEL em conjunto com a Proex e já está disponível para o acesso de estudantes e docentes.

“Há um primeiro módulo para a seleção das AEX indicadas, outro com um catálogo das AEX que estão a disposição do estudantes, um módulo para a inclusão de estudantes na AEX, um sistema de envio e avaliação de relatórios dos estudantes e um módulo de solicitação de aprovação das AEX livres”, explica. “Além disso, mostramos como localizar um projeto de extensão na UEL”, concluiu.

Participação

O 1º Fórum Permanente de Acompanhamento, Discussão e Avaliação da Creditação da Extensão (1º AEX UEL) ainda contou com uma mesa-redonda mediada pelas professoras Ana Luísa Boavista Cavalcante e Lilian Kemmer Chimentão, diretoras de Eventos, Cultura e Relação com a Sociedade e de Apoio à Ação Pedagógica da Proex, respectivamente.

Participaram da discussão os seguintes docentes: Ana Maria Bridi (Zootecnia), Carlos Eduardo Caldarelli (Ciências Econômicas), Maura Sassahara Higasi (Medicina Oral e Odontologia Infantil), Lirian Adriana Maria Pereira da Silva (Técnica em Saúde Bucal) e Vera Suguihiro (Serviço Social e Nigep).

Atualmente, a UEL conta com 810 docentes envolvidos em projetos de Extensão. O 1º AEX UEL foi uma realização da Proex, Prograd, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) e Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).



com informações de O Perobal, o jornal online da UEL

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