Mais de 80 pessoas participam da campanha de testes rápidos para ISTs

0
Share

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o balanço da Campanha de Testagem Rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizada de segunda (27) a quinta-feira (30) desta semana. Segundo dados do Centro de Testagem e Aconselhamento Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA), 84 pessoas aderiram à ação e realizaram os exames gratuitos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, e Tuberculose.

Dentre as mais de 80 pessoas que participaram da campanha alusiva à doação de órgãos, 60 eram do sexo masculino e 24 do feminino. Entre os testados, nenhum apresentou infecção de Hepatite B ou de HIV/Aids. “Para nós foi uma alegria muito grande, porque ultrapassamos a meta de testes rápidos e realizamos os exames em 84 pessoas, sendo que, para a nossa alegria, não tivemos nenhum positivo para HIV, e só cinco pessoas para Sífilis e um para hepatite C”, esclareceu o enfermeiro do CTA, Edvilson Lentine.

Entre os 60 homens, cinco positivaram para Sífilis, um para hepatite C e nenhum para a infecção pelo vírus da hepatite B ou para o HIV. Entre as 24 mulheres, nenhuma positivou nos testes rápidos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis. Desde o começo do ano até agora, 538 pessoas participaram das campanhas temáticas realizadas pelo CTA de Londrina. Entre os participantes, 16 testaram positivo para a presença do vírus causador da Aids, 47 apresentaram Sífilis, dois tiveram hepatite B e dois hepatite C.

O objetivo dessa edição foi conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e de realizar os testes rápidos. Isso porque, para ser um doador de órgãos e tecidos, o cidadão não pode estar com doenças infecciosas incuráveis ou câncer generalizado, assim como não deve ter sido exposto a situações de risco infeccioso. Caso essa última opção tenha ocorrido é preciso procurar ajuda para iniciar a profilaxia pós-exposição (PEP). A pessoa tem até 72 horas, após o contato, para começar o tratamento.

Em outubro, uma nova campanha deve acontecer em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O dia é celebrado no terceiro sábado do mês de outubro.

Como realizar teste rápido – Para fazer o teste rápido gratuitamente, no CTA, é preciso agendar o horário no site da Prefeitura de Londrina, clicando no link https://www.londrina.pr.gov.br/agendamentos. O agendamento de dia e horário está sendo realizado exclusivamente pela internet. Mas, quem tiver alguma dúvida sobre o assunto pode telefonar de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30, pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147.

Para fazer o exame não é preciso estar em jejum. Basta apenas levar um documento com foto para identificação e comparecer no dia e horário agendados. Quem comparecer para realizar o exame de sangue vai receber orientações dos profissionais de saúde e um kit contendo preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e informativos.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *