Medalhista de prata nos Jogos de Tóquio visita o gabinete do prefeito Marcelo

0
Share

O medalhista paraolímpico Giovane Vieira de Paula foi recebido pelo prefeito Marcelo Belinati em visita à Prefeitura de Londrina, na tarde desta sexta-feira (1°). Conhecido como “Pantera Negra”, o paracanoísta apresentou ao prefeito sua medalha de prata, conquistada nos Jogos de Tóquio 2020 pela categoria VL3 200m da paracanoagem.

O paratleta estava acompanhado da comissão técnica do Projeto de Paracanoagem de Londrina, com o técnico da equipe, Gelson Moreira de Souza, e o preparador físico Vitor Loni. Fundada em 2013, a equipe é beneficiada pelo Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina, desde 2014.

Foto: Emerson Dias

Giovane Vieira de Paula é de Apucarana, e teve a perna amputada após um acidente de trem, sofrido aos 11 anos. Desde então, treinou e disputou várias modalidades paradesportivas, como a natação e o atletismo. Ao visitar Londrina, em 2015, conferiu o Brasileiro de Canoagem Maratona, realizado no Lago Igapó. Se interessou pelo esporte de imediato e, após contato com o técnico Gelson Moreira de Souza, entrou para a equipe.

Para treinar, vem diariamente a Londrina, pois permanece residindo em Apucarana. Desde o primeiro treino, em 2015, subiu ao pódio nos Campeonatos Pan-Americano, Sul-americano e Copa do Brasil. Este ano, após obter o terceiro lugar na final B do caiaque, durante a Copa do Mundo de Paracanoagem, garantiu lugar na comitiva paraolímpica e foi a Tóquio disputar os Jogos pela Seleção Brasileira.

Foto: Emerson Dias

Ao conhecer a história do paracanoísta, o prefeito Marcelo Belinati se emocionou com o empenho e a dedicação. “Parabéns a você, Giovane, ao seu técnico e toda comissão da equipe. Que Deus abençoe sempre a vida de vocês, para que sirvam de exemplo a muitas pessoas. Sigam fazendo esse trabalho maravilhoso e que nos serve de inspiração”, disse.

O presidente da Fundação de Esportes de Londrina, Marcelo Oguido, reforçou os cumprimentos ao paratleta pelo empenho em todos esses anos. “Nós, técnicos, às vezes temos mais vontade do que o atleta que treinamos, porque vemos o potencial e sabemos onde pode chegar. Mas se ele mesmo não acreditar e se esforçar, de nada adianta nosso empenho. E você acreditou, se esforçou e lutou, por isso hoje tem essa medalha”, frisou.

Realizado por estar nos Jogos Paralímpicos, o estreante Giovane buscava competir a final da sua categoria, a VL3, e não cogitada pódio. Mas já na semi, foi o mais rápido e, entre os grandes nomes da paracanoagem, percorreu 200 metros em 52,1478 segundos, menos de um segundo atrás do australiano Curtis McGrath, que levou o ouro.

Foto: Emerson Dias

O paratleta conta que foi difícil reconhecer que tinha conquistado a medalha de prata, por conta da emoção somada ao cansaço após tamanho esforço. “Cheguei na final com o 4° melhor tempo e ouvi dos técnicos, da seleção e de Londrina, que eu deveria dar o meu melhor porque já tinha realizado meu sonho. Foi o que fiz, e consegui a segunda colocação. Mas ao chegar na linha de chegada, eu não acreditei, mesmo com os gritos da torcida brasileira. Só ao ver meu nome no telão consegui chorar e vibrar”, relembrou.

Giovane agradeceu, durante sua visita à Prefeitura, o apoio prestado pelo Município à equipe. “Sozinho a gente não chega no objetivo, tive que abrir mão de muitas coisas para alcançar um grande sonho. No atleta, o maior sonho é estar nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos, e agora eu só tenho a agradecer a FEL e ao Iate pelo apoio, aos meus técnicos e toda equipe”, afirmou.

Ele continuará integrando a equipe londrinense que possui, ao todo, seis paratletas – cinco homens e uma mulher. Dentre eles, Igor Tofalini, que conquistou a Copa Mundial de Paracanoagem em 2018 e disputou os Jogos Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

E, segundo o técnico da equipe, a meta é classificar pelo menos três paracanoístas de Londrina nos Jogos de Paris, em 2024. “Temos boas expectativas e vamos trabalhar para atingir essa meta”, comentou Souza.

Na visita do medalhista paraolímpico, estavam presentes também o chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni; o secretário de Governo, Alex Canziani e o vereador e ex-presidente da FEL, Fernando Madureira.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *