Monumentos com iluminação em rosa conscientizam sobre os cânceres de mama e colo de útero

0
Share

Às 18h30 desta sexta-feira (1º), as luzes rosas acenderam no Viaduto da Dez de Dezembro em referência ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O viaduto vai ficar com a iluminação ornamental rosa durante todo o mês de outubro.

“Uma ação mundial que lembra a necessidade de fazer o exame de prevenção aos cânceres de mama e de de colo do útero”, disse o prefeito Marcelo Belinati, que acompanhou no local a ligação das luzes.

Foto: NCOM – Emerson Dias

Além do prefeito Marcelo, acompanharam o momento, a secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes; os diretores da Sercomtel Iluminação, Alexander Fermino e Beatriz de Oliveira Teixeira; além do vice-prefeito João Mendonça e técnicos da Companhia de Iluminação.

Marcelo lembrou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendem diariamente a mulher para os exames de mamografia, que permite a detecção precoce do câncer de mama e também o preventivo do câncer de colo de útero, o Papanicolau.

Foto: NCOM – Emerson Dias

Ele disse ainda que no sábado (16), a Secretaria de Saúde promoverá um Dia D nas UBSs para vacinação, coleta de Papanicolau e avaliação das mamas.

A secretária de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, destacou a importância do mês de outubro e relatou todas as atividades que serão realizadas pela Campanha do Outubro Rosa. Acesse aqui para acompanhar a programação.

Foto: NCom – Emerson Dias

Além do viaduto, onde foram inseridas 424 luminárias, a Prefeitura, por meio da Sercomtel Iluminação, colocou a iluminação decorativa em outros pontos turísticos da cidade: quatro luminárias no Monumento O Passageiro; cinco na Concha Acústica; três no Monumento Bíblico; uma na Praça da Garça; quatro na Cascata do Igapó e nove na Biblioteca Pública Central. Foram inseridas tanto luminárias comuns quanto do padrão RGB. O trabalho também contou com parceria Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *