Palestra debate saúde mental e alimentação saudável

0
Share

Nesta sexta-feira (8), às 15h, a nutricionista clínica ortomolecular, Sumaya Cristine Brandão, vai realizar uma palestra sobre a importância da alimentação para a manutenção da saúde mental. O encontro será on-line, a partir das 15h, através da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina. Para participar é preciso se inscrever gratuitamente pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)da Prefeitura de Londrina. Após efetuar a inscrição, o participante vai receber um link para acessar a plataforma virtual de transmissão da palestra em tempo real. Não há limite de vagas.

Na oportunidade, a nutricionista vai compartilhar recomendações, para melhorar a qualidade de vida, e dicas sobre cuidados com a saúde mental. Assim, quem participar vai saber mais sobre a importância dos alimentos para a manutenção do equilíbrio do corpo e da mente, especialmente para a produção natural de neurotransmissores, enzinas e hormônios responsáveis pelo bom funcionamento tanto dos órgãos, quanto do funcionamento mental.

Brandão explicou que o corpo humano é totalmente interligado, como se fosse uma teia. Por isso, para que tudo esteja em equilíbrio é preciso ter o fígado metabolizando bem, o rim filtrando adequadamente e a mente produzindo neurotransmissores e outras substâncias importantes para o equilíbrio mental, para cognição, raciocínio, concentração, irritação, controle de adrenalina e controle do sono através da melatonina e da serotonina, entre outras funções.

“Nós produzimos, metabolizamos e utilizamos tudo que consumimos. Na falta de substâncias, o corpo pode fazer com que a ação de substâncias importantes se comprometam. Por isso, se você está apresentando sinais simples, como dor de cabeça, cabeça pesada, irritabilidade, ansiedade, de forma simples inicial ou até com quadro depressivo, de falta de motivação e de energia, necessidade de álcool, tabaco, ou de alimentos açucarados, isso mostra um desequilíbrio de neurotransmissores. E através da alimentação e da limpeza metabólica, você conseguirá manter o equilíbrio”, explicou a nutricionista clínica ortomolecular.

Para a coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva, a ideia é que as pessoas possam conhecer mais sobre os benefícios da alimentação saudável de forma fácil e acessível. “A alimentação interfere no equilíbrio de neurotransmissores, nas ligações e conduções neurais, na formação de hábitos, no equilíbrio emocional, na memória e na cognição. São múltiplos fatores e os alimentos podem auxiliar em todos eles, de forma simples e prática. Por isso, convidamos a população para participar e ter acesso a esse conhecimento tão importante”, disse a coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo.

Quem quiser tirar alguma dúvida pode entrar em contato pelo (43) 3372-4567 ou enviar um e-mail para o atendimentoavapml@gmail.com.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *