31/01/2023

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Brasil Economia

Pedro Lupion questiona motivos do Ministério da Fazenda para suspender tarifa de importação de leite

Pedro Lupion questiona motivos do Ministério da Fazenda para suspender tarifa de importação de leite

 

O deputado federal Pedro Lupion (DEM-PR) protocolou requerimento de informações, junto à Secretaria Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, para saber os motivos que levaram o Ministério da Economia a suspender as tarifas de importação de leite da União Europeia e da Nova Zelândia.

A taxa era aplicada desde 2001, como forma de proteger o mercado nacional da concorrência desleal de produtores internacionais, que vendiam a preços abaixo do que o praticado nos seus próprios mercados, o “dumping”.

“Entendo que essa medida gera uma insegurança imensa em todo o setor produtivo de leite e no que isso pode significar para a nossa produção, principalmente para os pequenos produtores familiares e as cooperativas de leite”, afirmou o deputado.

A preocupação de Lupion vai ao encontro do que expressa a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP). Em nota, eles dizem que a medida representa “grave risco para a cadeia leiteira nacional”, a qual apresenta margens limitadas e grande número de produtores deixando a atividade.

“Se houver uma retomada de importações desses grandes mercados (União Europeia e Nova Zelândia), além da possível queda brusca no preço do produto pela entrada de leite subsidiado dos países de origem, preocupa-me a posição que podem tomar multinacionais que já têm contratos no exterior, e quais as perdas que isso pode gerar aos 60 mil produtores do Paraná”.

FPA – Como Coordenador de Política Agrícola da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), Pedro Lupion disse que já conversou com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que também se mostrou surpresa com a decisão.

Já a FPA, em nota oficial, disse que a bancada estuda alternativas com o objetivo de minimizar os impactos da suspensão da taxa antidumping. O assunto será discutido na reunião da frente, na próxima terça-feira. A Aliança Láctea do Sul-brasileira, que envolve os produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também deve se reunir nos próximos dias para tratar a questão.

About Author

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *