A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria de Educação, vai promover um curso de capacitação para os pré-candidatos à direção das escolas municipais e dos centros de educação infantil da cidade. Esse curso é uma parceria da Prefeitura com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que está fazendo a organização dos conteúdos a serem trabalhados durante o curso. Essa formação faz parte do Decreto 518/2021 que regulamenta todo o processo de consulta pública para a eleição dos diretores.

Natália Campos, assessora de Educação da Secretaria, explica que a intenção é capacitar esses candidatos para que, se eleitos, exerçam o trabalho da forma mais efetiva possível. “Esses profissionais têm uma função de extrema importância dentro das escolas e é essencial que eles ofereçam todos os benefícios para as crianças”, esclarece. A formação também acontece por conta da alteração no tempo de mandato dos diretores: a partir deste ano, o mandato passa de dois para três anos. “Nós estamos trabalhando desde março com a UEPG para que esse curso e a eleição pudessem acontecer”, pontua.

O curso tem duração de 40 horas e vai acontecer durante todo o mês de outubro. As aulas vão ser disponibilizadas na plataforma da UEPG e vão ser assíncronas (sem a necessidade de uma interação em tempo real). “Eles vão poder assistir em diferentes horários, pois a maioria dos 52 candidatos já são diretores em exercício ou são professores das escolas”, explica Natália Campos, que lembra que esse curso vai ser um dos critérios de eliminação na fase final da pré-inscrição. “Quem não concluir ou não tiver rendimento mínimo não vai poder avançar para a última etapa”.

No final do mês, vai ser feita uma relação dos candidatos que foram aprovados e que vão para a fase final da entrega dos documentos. Após isso, no dia 26 de novembro, acontece a eleição para a direção das escolas municipais e dos centros de educação infantil da cidade.