Prefeitura lança campanha de doação de sangue para servidores municipais

0
Share

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), formalizou uma parceria com Hemocentro do Hospital Universitário (HU) de Londrina, que resultou na campanha “Servidores Municipais Unidos: Doando Sangue, Salvando Vidas”. O lançamento da campanha aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), com a assinatura do projeto “Doação de Sangue Voluntária Pelos Servidores”, pelo prefeito Marcelo Balinati, em seu gabinete.

O objetivo da campanha é aumentar o número de doações de sangue, uma vez que as demandas crescentes e diárias de sangue requerem do órgão um trabalho de captação de doadores, mediante estratégias que busquem contribuir com o estoque de sangue para atendimento à população.

Para isso, pretende-se sensibilizar os gestores e servidores municipais a respeito da doação voluntária de sangue; estimular a doação de sangue entre os gestores e servidores municipais da Prefeitura de Londrina; desenvolver cronograma anual de doações entre as secretarias, observando a distribuição de doadores de sangue durante o ano todo, com destaque para os meses com menor número de doação; constituir mobilizadores locais de forma a permitir a multiplicação das informações a respeito do ato de doar sangue e que incentivem os demais servidores municipais a participarem da ação.

Foto: Vivian Honorato

A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, disse que o projeto é uma conscientização esquematizada com cronograma, para contemplar todas as secretarias. “No momento em que adentrarmos as secretarias para fazer a conscientização, queremos elaborar o esquema, junto com o gestor da pasta, no mês previsto para a secretaria dele, para liberar os servidores a estarem fazendo a doação de sangue. Com isso, essa campanha parte do princípio da conscientização com a efetividade”, apontou.

Segundo a secretária, em cada mês do ano haverá secretarias fazendo parte deste cronograma, mensalmente, até conseguir a participação total da secretaria. A doação do sangue será feita diretamente no Hemocentro do HU, que fica na Cláudio Donizete Cavalieri, 156, Jardim Taruma. “Nas visitas às secretarias, faremos toda a orientação, para o servidor, de como ele deve proceder para realizar a doação. Além disso, o Estatuto do Servidor, Lei Municipal nº 4.928, Art. 79, prevê a concessão do dia em que o servidor for fazer a doação, ou seja, neste dia ele não precisará trabalhar. Basta apresentar o atestado do Hemocentro. Lembrando que a concessão não tem impacta na vida funcional do servidor”, contou.

Foto: Vivian Honorato

O coordenador do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, destacou que esta campanha é muito importante para levar o exemplo para a sociedade civil, já que os exemplos são norteadores da conduta da população. “Na medida em que a Prefeitura monta uma programação que traz a possibilidade de seus servidores serem liberados para doar sangue, dentro do Hemocentro do Hospital Universitário, incentiva a sociedade a tomar ações parecidas, pelo empresariado e poder público”, disse.

Para Trigo, além do exemplo, que é maior legado desta parceria, a própria doação em si será reforçada. “A doação de sangue é fundamental, pois sabemos que o sangue não pode ser fabricado, ou seja, se as pessoas não se dispuserem de seu próprio material biológico, simplesmente ele não existirá para tratamentos médicos, realização de procedimentos e para salvar vidas. Por isso, a sociedade compreende que é papel dela doar, pois trata-se de uma ação de cidadania”, expôs.

A fim de estimular a doação de sangue pelos servidores e em celebração Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, nesta quinta-feira (25), às 13h30, o vice-prefeito, João Mendonça, representando o Gabinete, e a assistente social, Marcelle Diório, representado a SMRH, vão doar sangue no Hemocentro do HU. Eles serão os primeiros doadores desta campanha.

Podem ser doadoras de sague as pessoas com mais de 18 anos até 69 anos de idade, se já tiverem doado sangue alguma vez, ou até 60 anos, caso não tenha doado previamente. As mulheres também devem pesar 51 kg ou mais e os homens não têm critério de peso.

No ato da doação é necessário apresentar documento com foto, como o RG, para fazer o cadastro. Depois, a pessoa passará por uma triagem clínica, para avaliar ela tem condições de fazer a doação com segurança. Lembrando que o sangue doado é testado para uma série de doenças transmissíveis pela transfusão. Todos os requisitos para a doação de sangue estão descritos no Instagram do Hemocentro @hemocentrohu.

Programação – O Projeto Doação de Sangue Voluntária pelos servidores Públicos municipais de Londrina será coordenado pela SMRH e desenvolvido em parceria com os demais órgãos públicos municipais. A proposta é realizar um evento anual de sensibilização, com multiplicadores indicados por cada órgão público municipal, realizado conjuntamente entre o Núcleo Estratégico da SMRH e equipe técnica do Hemocentro/HU no início de cada ano, em data a ser definida e informada pela SMRH.

Após tal sensibilização, os multiplicadores, em conjunto com o Núcleo Estratégico da SMRH e equipe técnica do Hemocentro/HU, realizarão a sensibilização e multiplicação das informações a respeito da doação de sangue em cada Secretaria/ Autarquia municipal, as quais se responsabilizarão pela doação voluntária de sangue, conforme cronograma já montado. A doação

Cronograma:

Mês: Órgãos responsáveis pela doação voluntária de sangue:
Dezembro de 2021 SMRH e Gabinete
Janeiro Assistência Social, Políticas para Mulheres, Idoso
Fevereiro Educação
Março Planejamento e Trabalho Emprego e Renda
Abril Defesa Social
Maio CODEL e IPPUL
Junho Controladoria Geral e Fazenda
Julho ACESF e CAAPSML
Agosto OBRAS e FEL
Setembro Saúde
Outubro Procuradoria Geral e Governo
Novembro Agricultura e Meio Ambiente
Dezembro Recursos Humanos e Gabinete do Prefeito

Além disso, serão realizadas diversas postagens nas redes sociais da SMRH e demais secretarias, visando estimular a comunidade londrinense a também aderir à campanha de doação voluntária de sangue.

Também estiveram presentes no gabinete do prefeito, nesta manhã, o vice-prefeito João Mendonça; a assistente social do Hemocentro do HU, Letícia Bilmaia; a assistente social, Marcelle Diório, entre outros servidores da SMRH.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *