Prefeitura promove live sobre programa municipal de hortas comunitárias

0
Share

Com o objetivo de apresentar à população o programa municipal de Hortas Comunitárias, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) promove uma live nesta quinta-feira (14), as 9h. Participarão do evento o prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Régis Choucino; e a técnica agroflorestal e gerente de Comercialização da SMAA, Viviane Fernandes. Realizada por meio dos perfis da Prefeitura no Facebook e Instagram, a transmissão é aberta a todos os interessados.

Durante a live, os participantes explicarão como funciona o programa de Hortas Comunitárias que, atualmente, conta com 48 espaços mantidos em diferentes bairros e distritos de Londrina. Desse total, 26 encontram-se em unidades escolares e 22 localizam-se em áreas públicas. As hortas são geridas pelas populações das regiões contempladas, e contam com apoio da SMAA, que, além de ofertar os terrenos, contribui para o preparo inicial do solo e fornece assistência técnica.

A Prefeitura planeja expandir o programa, e conta com 50 terrenos ainda não utilizados, sendo 29 de propriedade do Município, 14 disponibilizados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) e sete cedidos pela Cáritas Arquidiocesana. As comunidades interessadas em aderir à iniciativa podem obter mais informações junto à Diretoria de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Para isso, é preciso ligar para o telefone (43) 3372-4789, que atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h. A apresentação desta quinta-feira (14) fornecerá mais detalhes sobre o procedimento de adesão.

Reunião definiu os detalhes da Live. Foto: Vivian Honorato /NCom

O prefeito de Londrina em exercício, João Mendonça, destacou que os interessados podem participar do programa de diferentes maneiras, como trabalhar voluntariamente nas hortas e realizar contribuições materiais ou financeiras para a manutenção dos espaços. “É uma oportunidade para que as comunidades desenvolvam plantações de hortaliças, legumes, plantas fitoterápicas ou flores. Nesse período difícil que estamos vivendo, com o agravamento do desemprego e problemas sociais, a população tem uma alternativa para incrementar a sua alimentação e gerar renda, por meio da comercialização dos produtos”, sublinhou.

De acordo com a gerente de Comercialização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Viviane Fernandes, o programa existe desde 2017, quando foi sancionada a lei municipal no 12.620, que regulamentou e organizou as iniciativas referentes a hortas comunitárias. “Essa iniciativa, que é coordenada pela Secretaria de Agricultura, tem a participação de 13 secretarias e órgãos públicos. Cada comunidade participante conta com um coordenador, que está à frente da horta comunitária. É importante lembrar que as pessoas interessadas em participar do programa também podem ingressar nas hortas que já estão em atividade. Para isso, elas podem entrar em contato conosco e solicitar mais informações sobre o programa”, frisou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Comercialização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Viviane Fernandes, pelo telefone (43) 3372-4789.





com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *