28/01/2023

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Coronavírus em Londrina

Projeto Orquestra de Pandeiros faz apresentações no domingo (18) e segunda (19)

Projeto Orquestra de Pandeiros faz apresentações no domingo (18) e segunda (19)

O projeto cultural de música Orquestra de Pandeiros está chegando ao fim e, para celebrar o sucesso de sua segunda edição, a coordenadora e professora Maria Carolina Thomé realizará duas apresentações em cortejo com os alunos da oficina. A primeira atividade será no domingo (18), às 9h, na Feira Livre dos Cinco Conjuntos (Avenida Saul Elkind), com uma parada na Biblioteca Lupércio Luppi (Avenida Saul Elkind, 790). E a segunda apresentação será na segunda-feira (19), às 18h, na Praça da Bandeira, em frente à Catedral de Londrina.

A Orquestra de Pandeiros vai contar com um reforço especial durante o cortejo, pois também estarão presentes os integrantes do projeto “O Canto em Cena” que também conta com patrocínio do Promic. Ambas as apresentações são gratuitas e abertas ao público em geral.

De acordo com a coordenadora da iniciativa e percussionista, Maria Carolina Thomé, o Promic viabiliza ações criativas, desenvolvimento de pesquisas artísticas, múltiplas ações de vilas culturais e formações artísticas que são oferecidas à população de Londrina. “A cultura é um bem que contribui para a formação humana, através do qual elaboramos e expressamos nosso comportamento e visão de mundo, produzindo nossa subjetividade e bem-estar. Isso reverbera diretamente na segurança pública, a ponto de ampliar as perspectivas de vida dos sujeitos para além das impostas por determinadas situações sociais”, destacou.

Thomé salientou que a iniciativa irá a dois espaços públicos bastante frequentados pela população para apresentar o trabalho desenvolvido. “Vamos compartilhar nosso processo com quem somente iria às compras, e que agora terá a possibilidade de conhecer uma orquestra com mais de vinte pessoas fazendo música juntas. Isso é impulso de vida!”, disse.

Durante as oficinas, os participantes puderam aprender a tocar pandeiro tradicional de platinelas e frame drum (uma espécie de tambor). As aulas foram desenvolvidas a partir de estudos baseados nos ritmos mais populares da cultura brasileira, como maracatu, ijexá, baião e samba, entre outros.

A participante Mariana Franco, que esteve nas duas edições do projeto, contou que na primeira edição tocou o pandeiro de platinelas e, na segunda, praticou o frame drum. “Nas aulas, tem desde pessoas que nunca tinham tido experiência nenhuma com música até músicos profissionais, todos tocando juntos, cada um respeitando o tempo do seu próprio desenvolvimento. Há espaço para todos se desenvolverem. É muito importante que as políticas públicas continuem favorecendo projetos como esses, e que os incentivos cresçam para que mais ações possam ser contempladas, pois a cidade transborda em criatividade e arte, que cura e transforma realidades”, frisou.

O projeto teve início em 5 de outubro de 2022, e contou com a participação de 75 inscritos nas aulas gratuitas. As oficinas foram realizadas no Centro Cultural Seta (Rua Guararapes, 579), Jardim Higienópolis, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, e aos sábados, das 15h às 17h. Em suas duas edições, o projeto Orquestra de Pandeiros impactou diretamente mais de cem pessoas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a percussionista Maria Thomé, pelo telefone (18) 99611-5002.

Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.



com informação da Prefeitura de Londrina

About Author

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *