02/04/2023

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Cotidiano

Reitoria debate ações de saúde pública e educação com municípios e parlamentares do PR

Reitoria debate ações de saúde pública e educação com municípios e parlamentares do PR

A Reitoria da UEL está em constante articulação com municípios da região, representantes de órgãos do Governo do Paraná e parlamentares do Executivo estadual. Desta vez, foram discutidos projetos e iniciativas nas áreas de saúde pública e educação. Representantes da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), da Casa Civil e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) discutiram nesta sexta-feira (17) alternativas para a UEL auxiliar municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML) no atendimento de pequenos animais, por meio do Hospital Veterinário (HV). O objetivo é apoiar prefeituras no trabalho de acolhimento de cães abandonados, evitando acidentes e melhorando a saúde pública.

Esta primeira conversa reuniu a reitora Marta Favaro; o vice-reitor, Airton Petris; o deputado estadual Tiago Amaral; o vice-presidente da Amepar e prefeito de Cambé, Conrado Angelo Scheller, e a coordenadora do Núcleo Regional da Casa Civil da RML, Sandra Moya. 

Segundo a reitora, Marta Favaro, a proposta será aprofundada nas próximas semanas por um grupo de trabalho que deverá desenhar um modelo de assistência pública a pequenos animais (pets). A ideia inicial é que o HV da UEL faça o atendimento clínico dos animais por meio de convênio ou parceria, que ainda deverá ser estabelecida com as prefeituras.

Um novo encontro será agendado nos próximos dias, quando os gestores farão uma visita técnica ao Hospital Veterinário. Segundo o prefeito de Cambé, várias prefeituras da região têm recebido cobranças do Ministério Público (MP) para realizar um atendimento a pequenos animais abandonados. O objetivo da parceria entre a UEL e os municípios é buscar uma forma de acolher, tratar e encontrar novos lares para cães abandonados. A proposta é estruturar esse trabalho em rede, ou seja, abrangendo várias prefeituras e contando com apoio do Governo do Estado.

Encontro reuniu autoridades para discutir ações envolvendo o HV e municípios da Região Metropolitana de Londrina (RML) (Foto: Beatriz Botelho)

Também participaram desta primeira reunião a procuradora jurídica da UEL (PJU), Tânia Lobo Muniz; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Inês Cristina de Batista Fonseca e a chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas. 

Projetos estratégicos

Recém-empossada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a deputada estadual Cloara Pinheiro conheceu, nesta sexta-feira (17), projetos estratégicos elaborados pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) para serem apresentados a parlamentares de forma técnica e estruturada. O objetivo é facilitar o trabalho do parlamentar, oferecendo apoio técnico para a tramitação da demanda junto às várias esferas governamentais. 

Essa foi a primeira visita da deputada à Universidade. Entre as propostas apresentadas, estão projetos relacionados à acessibilidade de prédios e unidades da UEL, de recursos para aquisição de equipamentos para pesquisa e para permanência estudantil. Participaram da reunião a vereadora Sônia Gimenez, professora aposentada do Departamento de Química da UEL; a reitora, Marta Favaro; e o vice-reitor, Airton Petris. Também estiveram presentes o diretor de Planejamento da Proplan, Sérgio Gerelus, e a chefe de gabinete da Reitoria, Lisiane Freitas de Freitas. 

Esta foi a primeira visita da deputada estadual, Cloara Pinheiro, à Universidade desde que empossada na Alep (Foto: Beatriz Botelho)

Escola Bilíngue

Dentre projetos que já começaram a ser discutidos com cidades da região, está a implementação de uma Escola Bilíngue Pública no município de Assaí, a 50 km de Londrina. A proposta foi debatida entre a reitora, Marta Favaro, o prefeito do município, Michel Ângelo Bomtempo, e a docente do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM/CLCH), Michele Salles El Kadri.

No gabinete da reitoria, o prefeito de Assaí, Michel Ângelo Bomtempo (ao centro), apresentou a proposta de uma Escola Bilíngue Pública no município do Norte do Paraná (Foto: André Ridão)

A reunião, realizada no início de março, também contou com a presença da chefe regional da Casa Civil (Região Metropolitana de Londrina), Sandra Moya; e de uma equipe de representantes do município de Assaí: a secretária municipal de Educação, Josiane Sheffer; o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor de Oliveira; a presidente da Câmara Municipal, Leni de Oliveira; a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thais Jacob; e o chefe de Gabinete da Prefeitura do município, Paulo Roberto Moreira.

“É um orgulho para a UEL poder colaborar, por meio de nossos projetos, com as secretarias de Educação. A proposta de implementar uma Escola Bilíngue Pública, como realizada no município de Ibiporã e como é de interesse para o munícipio de Assaí, tem o potencial de dar acesso e mobilidade social aos alunos da rede pública, contribuindo para a transformação do status quo. Por isso, vamos trabalhar juntos para que consigamos realizar esse projeto”, afirmou Michele Salles El Kadri.



com informações de O Perobal, o jornal online da UEL

About Author

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *