28/01/2023

Office Address

123/A, Miranda City Likaoli
Prikano, Dope

Phone Number

+0989 7876 9865 9

+(090) 8765 86543 85

Email Address

info@example.com

example.mail@hum.com

Coronavírus em Londrina

Secretaria de Educação inicia formação dos gestores das escolas municipais

Secretaria de Educação inicia formação dos gestores das escolas municipais

Os 379 gestores escolares da rede municipal de ensino de Londrina tomaram posse, na manhã desta quarta-feira (25), durante a solenidade realizada no auditório do Recinto Milton Alcover, localizado no Parque Gov. Ney Braga (Av. Tiradentes, 6.275 – Cilo II). Com a posse, os diretores, os auxiliares de direção e os coordenadores pedagógicos iniciaram a primeira etapa da formação continuada de 2023, que terminará nesta sexta-feira (27).

Foto: Vivian Honorato / NCom

A primeira palestra realizada nesta manhã foi sobre a “Liderança no Contexto Escolar”, com o especialista Renan Laffranchi. Na sequência, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, conversou sobre o Plano de Gestão dos anos de 2023 a 2026, que os servidores precisaram apresentar para serem aprovados. “É sobre o plano de gestão que vamos falar nos próximos três dias, porque teremos grandes desafios nos próximos quatro anos do mandato deles. Talvez o maior desafio seja a gestão de pessoas nesse retorno pós-pandemia. Em Londrina, esses profissionais são responsáveis por 46 mil famílias e 5 mil servidores, porque todos os professores estão sob a gestão dos diretores, auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos. Por isso, eles precisam ser lideranças inspiradoras, bons prestadores de conta, precisam cumprir os prazos e entregar os documentos em dia e é sobre isso que trataremos aqui”, elucidou a secretária de Educação.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Para o prefeito em exercício, João Mendonça, ser educador é uma missão. “Eu já trabalhei em escolas, tenho parentes professores, já participei da comunidade escolar e hoje, neste cargo que estou, tenho a honra de participar de várias visitas às escolas. Posso dizer que esses profissionais mudaram muito a história da educação de Londrina, fizeram uma revolução”, falou Mendonça.

Os diretores, os auxiliares de direção e os coordenadores pedagógicos, que assumem hoje, foram escolhidos por meio de um processo democrático, em que passaram por uma seleção envolvendo a análise de documentos, títulos e de um plano de trabalho, todos examinados por uma banca avaliadora, além de uma consulta à comunidade escolar, por meio  do voto secreto.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Esse processo aconteceu em 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e recebeu o 10º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em Curitiba, servindo como bom exemplo para os demais municípios brasileiros. “Sinto-me honrado de participar desse momento de efetivação de uma gestão democrática, que possibilitou a realização do processo de escolha dos diretores, auxiliares e coordenadores pedagógicos. Não só como presidente do CMEL, mas como membro da comissão avaliadora, eu pude acompanhar o processo desde o início. E ele foi realmente extraordinário e não foi por menos que foi reconhecido com a premiação da Alep, porque de fato ele permitiu conhecer o trabalho e o planejamento do Plano Gestor para os próximos quatro anos”, lembrou o presidente do Conselho Municipal da Educação (CMEL), João Marcos Machuca de Lima.

Foto: Vivian Honorato / NCom

Sobre isso, a vereadora Lenir de Assis falou a respeito e parabenizou os eleitos. “Estamos diante de um processo de democrático de escolha dos gestores, que foi realizado de maneira transparente e que temos certeza que todos são competentes para exercer as funções que esses cargos exigem”, disse.

Foto: Vivian Honorato / NCom

O presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Emanoel Gomes, também parabenizou os presentes e agradeceu a secretária de Educação pelos trabalhos que têm realizado na SME. “Existe uma educação em Londrina antes da Maria Tereza e outra depois. A SME está de parabéns! Por onde eu viajo, as pessoas falam de Londrina com orgulho e satisfação. Desejo que juntos a gente pegue nossas capacidades, nossa força de vontade e muito amor, para fazermos de Londrina uma cidade ainda mais forte, que seja exemplo para o Paraná, Brasil e para o mundo. Desejo muito sucesso e excelência durante o mandato dos eleitos”, afirmou.

Foto: Vivian Honorato / NCom

O vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Airton Petris, esteve na posse dos eleitos e lembrou da responsabilidade dos novos gestores escolares perante a sociedade. “Temos muito orgulho do trabalho que a Secretaria de Educação faz em Londrina. Gostaria de parabenizar os novos gestores e dizer que eles devem ter orgulho do trabalho que vão exercer, porque sabemos das dificuldades, mas também do significado social disso. Eles são os grandes responsáveis por dar encaminhamento das crianças e jovens que passam pela educação municipal. Tenho certeza que os próximos quatro anos serão importantes para a carreira deles, mas também para a sociedade como um todo”, pontuou Petris.

Além das autoridades mencionada, participaram da solenidade, os vereadores Ailton Nantes, Flávia Cabral e  Matheus Thum; o Presidente do Sindserv, Fábio Molin; o secretário do Compaz e gestor da Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, e as integrantes do  projeto “Um canto em cada canto”, que fizeram apresentação cultural de abertura.

Programação

Foto: Vivian Honorato / NCom

A primeira etapa da formação continuada de 2023 dos gestores da rede municipal de educação continua nesta quinta-feira (26), a partir das 8h, com contação de histórias com Aliny Perrota e uma mesa redonda sobre “O plano de gestão escolar e seus múltiplos olhares: alguns pontos para reflexão”, com as doutoras em Educação e professoras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosana Lopes e Mari Clair; com o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina, João Marcos Machuca de Lima e com a professora da Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, Juliana Bueno Grizos de Carvalho.

Às 10h30, começará a palestra sobre o Plano de Gestão: um projeto educacional único, dinâmico e coletivo com Viviane Perez. Às 14h, a diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, fará breves apontamentos sobre a sua diretoria. Às 16h, o ouvidor-geral do município, Alexandre Sanches, falará sobre o canal da Ouvidoria, que recebe informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades da Prefeitura de Londrina.

Já na sexta-feira (27), das 8h30 às 10h, a secretária municipal de Educação palestrará sobre os cenários e as perspectivas da rede municipal de ensino de Londrina para o ano letivo que está começando. Às 10h30, será a vez da Diretoria Pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, apresentar sua área. Às 14h, as gerentes Adriana Biason, Ludmila Dimitrovicht e Cristiane Sola junto à assessora de Gestão de Pessoas da SME, Narcimélia Garcia Scarinci, vão trazer os aspectos fundamentais para o trabalho pedagógico em 2023. Às 16h, no gramado terá uma dinâmica “Roda, música e ritmo” e uma reflexão sobre “O que a dinâmica nos ensina?”, com Mariangela Bianchini.

Outras formações – Além dos gestores escolares, já passaram pela formação continuada da Secretaria de Educação, os profissionais do setor administrativa da pasta, os motoristas e monitores do transporte escolar, as merendeiras, as profissionais dos serviços gerais de limpeza das unidades escolares, os presidentes, e os diretores e coordenadores pedagógicos das 57 unidades filantrópicas conveniadas à Prefeitura de Londrina.

Os professores da rede municipal de ensino vão participar da Prática Pedagógica na sua própria unidade escolar durante os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro. Eles receberão todo o Planejamento Estratégico para ano letivo de 2023 e as orientações necessárias para iniciar as aulas. Já os alunos retornam às unidades escolares no dia 6 de fevereiro.



com informação da Prefeitura de Londrina

About Author

Redação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *