Secretaria de Saúde lança curso sobre Práticas Integrativas e Complementares

0
Share

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou o curso gratuito “Técnicas do Cuidar: Introdução às Práticas Integrativas e Complementares (PICS) na Atenção Primária à Saúde”. A iniciativa é voltada para servidores municipais, residentes, estudantes de enfermagem e população geral.

As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 18 de dezembro, por meio da Escola de Governo de Londrina (EGL). Clique aqui se inscrever, inserindo a chave de inscrição TDC-2021. O curso tem carga horária de 8 horas e será ministrado pela internet, por meio de vídeos aulas curtas e gravadas. A capacitação inicia hoje (18) e se estende até o dia 18 de fevereiro de 2022. A certificação será concedida pela EGL.

Divulgação

No conteúdo programático constam os temas: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde; Histórico das Práticas Integrativas e Complementares e a  Política nacional de Práticas integrativas e Complementares no SUS (PNPIC); Introdução ao Cuidado humano/Autocuidado e Cuidados Paliativos; Introdução a Meditação; Introdução à Fitoterapia; Introdução ao Reiki  – Imposição de Mãos; Introdução a Acupuntura e Auriculoterapia/Técnicas de Autocuidado (Acupressão); Introdução a Reflexologia Podal; Introdução a Automassagem; Introdução a Terapia Comunitária Integrativa e escuta acolhedora; Prática Corporal Chinesa.

As docentes são a coordenadora das Práticas Integrativas da SMS, Jucelei Pascoal Boaretto; a médica Beatriz Zampar, supervisora do Programa de Medicina de Família e Comunidade do Município; o educador físico do Núcleo Ampliado de Saúde da Família  (NASF), Marcell Josephy Barcheski; e a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim do Sol, Cyntia Lentine.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Segundo Boaretto, o curso objetivo proporcionar conhecimento as PICS, tanto para o uso no autocuidado quanto para a escolha futura de uma das práticas para realizar o cuidado de outros.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *