Secretaria Municipal de Recursos Humanos participa de atividades do Conest

0
Share

Servidores da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), elaboraram um vídeo que está disponível no site do 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), que ocorre em Londrina até sexta-feira (26).

Intitulado “Definição de comunicação e segurança do trabalho em instituição pública: um estudo de caso inicial”, o material é baseado no artigo que foi produzido pela técnica de segurança do trabalho, Kelly de Lima, e pelos engenheiros do trabalho Anelise Junker e Gilberto da Silva. A apresentação do trabalho tem cerca de dez minutos e será disponibilizada por meio deste link.

Realizada com o objetivo de tornar as informações sobre a segurança do trabalho mais acessíveis para um setor específico do Município, a pesquisa resultou em dois manuais, sendo um destinado aos servidores municipais e o outro para as chefias imediatas. O primeiro documento reúne orientações relativas ao uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), separadas por atividade profissional específica, e lista medidas voltadas a diminuir riscos no ambiente de trabalho. Já o manual destinado às chefias inclui, entre outros conteúdos, orientações detalhadas sobre os procedimentos para a compra, registro e utilização de EPIs.

A engenheira do trabalho, Anelise Junker, explicou que a intenção é que os materiais sejam distribuídos no setor onde a pesquisa foi feita. “Os manuais serão analisados previamente pelas chefias da SMRH e do setor em que foi realizado o estudo e, posteriormente, distribuídos aos servidores que executam as atividades operacionais e chefias imediatas para promoção da cultura de segurança no local de trabalho. Futuramente, pretendemos realizar novos estudos e elaborar manuais específicos para outros setores municipais”, disse.

Foto: Divulgação

Participação – Além da divulgação do estudo, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) está participando de diversas outras atividades do Conest. A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, integrou a mesa de abertura do evento, representando o prefeito Marcelo Belinati. Já a equipe da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSSO) está acompanhando presencialmente as palestras, mini-cursos e mesas-redondas que compõem a programação do Conest. A Gerência é formada por nove servidores, sendo três engenheiros, dois médicos e quatro técnicos de segurança do trabalho. Conta, ainda, com apoio de uma enfermeira do trabalho do Núcleo Estratégico da SMRH. A diretora de Saúde Ocupacional da SMRH, Elen Piccinin, também está participando das atividades.

De acordo com Junker, o Congresso é uma oportunidade para a atualização e inserção em um cenário profissional que vem se modificando rapidamente, através de diversas alterações na legislação. “Para nós, é muito positivo que um evento desse nível seja realizado aqui em Londrina. O Conest conta com palestrantes renomados e é uma fonte de informações atuais e relevantes, que proporciona benefícios ao nosso trabalho. Por isso, estamos muito felizes por poder participar”, pontuou a engenheira do trabalho.

Para saber mais sobre o o 23º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), clique aqui.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a engenheira do trabalho da GSSO, Anelise Junker, pelo telefone (43) 3372-4392.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *