Secretarias e órgãos municipais recebem visita do prefeito em exercício

0
Share

O prefeito em exercício, João Mendonça, compareceu em secretarias e órgãos municipais na tarde desta quinta-feira (14), acompanhado do chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni, e do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada. A primeira visita do roteiro foi na Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF), onde o prefeito em exercício assinou decreto autorizando suplementação orçamentária.

Foto: Emerson Dias / Ncom

O montante de R$1,100 milhões será destinado a contratação de projetos para construção de capelas mortuárias nos distritos de Irerê e São Luiz, por meio de licitações que serão realizadas em breve. Também será aplicado na obra em andamento da capela mortuária na zona sul, que está sendo construída na Avenida Guilherme de Almeida.

Para o prefeito em exercício, João Mendonça, a visita foi também uma oportunidade de tomar nota sobre os projetos e planos que a autarquia está desenvolvendo. “Foi uma visita importante, onde conversamos com o superintendente da Acesf e ele nos mostrou qual a estrutura atual da autarquia, dos cemitérios municipais e o que precisa melhorar, em prol da comunidade. Quando o prefeito Marcelo Belinati retornar a Londrina, o colocaremos a par da situação e ele, como um bom gestor, com certeza fará o possível para atender as solicitações”, citou.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, a quantia liberada por meio do novo decreto refere-se a recursos livres do Município. “Esse investimento foi autorizado previamente pelo prefeito Marcelo Belinati e agora, com assinatura do decreto, oficializa a destinação para que a Acesf providencie os projetos e a construção das capelas em Irerê e São Luiz, bem como prossiga com a construção da capela da Zona Sul; iniciativas importantes e que vão atender demandas antigas da população”, afirmou.

Foto: Emerson Dias / Ncom

O superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, confirmou a destinação dos investimentos e agradeceu ao prefeito em exercícios e secretários pela visita. “Precisamos construir capelas mortuárias em Irerê e São Luiz, afinal são estes os únicos distritos rurais de Londrina que ainda não possuem essa benfeitoria. Com esse apoio da Prefeitura, por meio da suplementação de recursos, daremos seguimento ao trabalho tão importante que a Acesf tem prestado a toda comunidade”, citou.

O prefeito em exercício esteve também na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), onde foi assinada autorização orçamentária, no total de R$ 1,5 milhão, para o Fundo de Urbanização de Londrina (FUL), administrado pela CMTU.

Foto: Emerson Dias / Ncom

O presidente da CMTU, Marcelo Cortez, esclareceu que o montante será aplicado na limpeza de bueiros, poda de árvores e demais serviços de manutenção. “Esses recursos são muito importantes, porque serão investidos para continuarmos fazendo de Londrina uma cidade limpa e cada vez mais bela”, citou.

Espaços próprios – O roteiro de visitas incluiu ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), instalada em sede própria desde março deste ano. “Conhecemos todos os setores e diretorias, onde são discutidas e aplicadas as políticas públicas socioassistenciais da cidade, e como funciona o armazenamento, a chegada e saída dos materiais destinados a atender a população em situação vulnerável. É um trabalho fantástico”, comentou o prefeito em exercício.

Outra secretaria municipal que conquistou uma sede própria, totalmente reconstruída, é a Educação. Há vários anos, a equipe ocupava imóvel alugado na zona sul e, a partir de agora, terá um prédio público para concentrar suas atividades e atender toda a população. A entrega oficial será na segunda-feira (18).

Foto: Emerson Dias / Ncom

Integrando a comitiva, o secretário Marcelo Canhada lembrou de quando foi escolhido o prédio que abrigaria a Secretaria Municipal de Educação. “Era uma missão da administração municipal prover um espaço adequado e bem localizado para a Educação. Sugeri, na ocasião, o prédio do antigo Mercado Quebec, que é do Município. Com a aprovação da Cohab, à época presidida pelo Marcelo Cortez, e com o aval do prefeito Marcelo Belinati, iniciamos os trâmites, e hoje temos esse lindo prédio, completamente reestruturado e que com certeza será uma referência para toda região”, ressaltou.

Em passagem pela nova sede da Educação, na tarde desta quinta-feira (14), Mendonça foi recebido pela secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes e parabenizou toda equipe pelo trabalho. “É um prédio fantástico, e vemos que os servidores estão muito satisfeitos. Esses profissionais, junto com a secretária Maria Tereza, têm realizado um trabalho excelente. A cidade está muito feliz com tantas conquistas na rede municipal de ensino, agora, ainda mais, tendo uma sede tão acolhedora e ambientalmente correta. É a sede, mas chamamos de palácio da Educação”, citou.

Foto: Emerson Dias / Ncom

Para o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni, visitas aos servidores em seus locais de trabalho são oportunidades para conhecer mais sobre as atividades realizadas dentro das diferentes áreas de atuação da Prefeitura. “Aproveitamos também para reconhecer o esforço de tantos profissionais, e motivá-los para que continuem executando esse trabalho com empenho e zelo, beneficiando toda Londrina”, disse.

Encerrando o roteiro de visitas, o grupo foi até a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que fica no Parque Municipal Arthur Thomas e foram recebidos pelo Secretário do Ambiente, Ronaldo Siena. Na ocasião, foi formalizada a liberação de recursos para a Diretoria de Bem-Estar Animal.



com informação da Prefeitura de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *