Trnsito: Na Semana Nacional de Trnsito, aes educativas do Detran-PR impactam 20 mil pessoas

0
Share

Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) celebrou a data com ações educativas como blitzes, palestras, teatros e distribuição de materiais para motoristas, pedestres e ciclistas com o intuito de levar reflexão sobre o comportamento correto no trânsito. As atividades ocorreram de 18 a 25 de setembro.


“Nossas ações foram intensificadas durante esse período com várias abordagens educativas. Este ano contamos também com eventos digitais como palestras, bate-papos, lives e podcasts. A intenção foi de levar a reflexão da prudência e responsabilidade no trânsito a diversas pessoas e nas mais variadas modalidades”, disse o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.


Foram 91 ações em diversos pontos do Estado que impactaram aproximadamente 20 mil paranaenses presencialmente, contando com parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e demais entidades. Algumas atividades foram realizadas dentro das unidades do Detran, como orientações aos cidadãos e entrega de materiais.


As ações digitais contaram com lives dos seguintes temas: Mobilidade do Amanhã, As Iniciativas da Ciclomobilidade e A Influência do Código de Trânsito Brasileiro na Mobilidade Urbana. Também foram publicadas dicas e curiosidades nas redes sociais oficiais da autarquia, além de oito podcasts sobre temas variados.


CAMPANHA – Este ano o Detran-PR apresentou como tema da campanha “Quando um cuida do outro, todos cuidam do trânsito”, com o foco nos cuidados e deveres da população nas ruas e rodovias. Cuidados simples, como colocar o cinto ou o capacete, fechar a viseira, atravessar na faixa ou conferir se há animais atravessando a rua, podem salvar vidas.


Segundo Wagner Mesquita, além de seguir as leis e cumprir todas as regras do trânsito, existe um item de segurança que não pode faltar: a empatia. “É ela que nos faz pensar duas vezes, ou quantas mais forem necessárias, antes de colocar a vida de alguém em risco”, disse.


Ele reforçou que no trânsito, não existe “vai cuidar da sua vida”. “Todos cuidam de todos. O maior protege o mais vulnerável e todos assumem responsabilidades. Alertar alguém sobre os perigos da rua não é intromissão, mas preocupação”, arrematou.


O material digital pode encontrado nas redes sociais do Detran-PR (Facebook e Instagram).


INTERIOR – As unidades do Detran pelo Interior do Estado desenvolveram atividades em parceria aos órgãos municipais e a Polícia Militar (PM). Foram realizadas blitzes educativas, ações em escolas e passeios ciclísticos.


CONTRAN – A data foi estabelecida com a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, unindo órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito em prol do mesmo objetivo: salvar vidas. O tema de 2021, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânstio (Contran), foi “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *